O Gegop – Grupo de Trabalho Espaços Deliberativos e Governança Pública lança, neste mês, o livro “Uma nova Democracia para o Século XXI?”. O livro foi proposto pelo cientista político Prof. Dr. Quim Brugué e organizado pelas professoras Simone Martins e Camen Pineda Nebot, com a colaboração de acadêmicos brasileiros e espanhóis.
Segundo a Prof. Simone, além da crise de saúde, decorrente da pandemia da COVID-19, muitos países já vivenciavam crises econômicas, que acabaram aprofundadas com a pandemia, e crises políticas, que em vários cantos trouxeram e trazem sérios riscos ao funcionamento da democracia. É sobre esse cenário que os pesquisadores debruçaram-se para escrever os artigos que compõe o livro e levantar questões que possam apontar elementos de análise sobre o que aconteceu durante as últimas três décadas de crise do modelo representativo e sobre a necessidade de formas democráticas alternativas.
O Gegop , que é vinculado ao IPPDS, conta com aproximadamente 130 pesquisadores, de 8 países membros, e contempla uma comunidade acadêmica preocupada com as questões relacionadas ao tema democracia. Para a escrita do livro, foram buscados colaboradores dentro do própiro grupo, num processo de cosntrução coletiva e dialogada, “como todos os trabalho desenvolvidos pelo Gegop”, defende a Prof. Simone.
A motivação de organizar o livro deu-se, principalmente, pelas incertezas democráticas que o contexto atual apresenta. Simone afirma que “precisamos pensar e refletir sobre a democracia, sobre os fatores que a ameaçam e as possibilidades para o seu fortalecimento” como uma das atividades do Gegop e como um dever de cidadania.
O livro é totalemente gratuito e está disponível em nosso, na aba produções: http://www.ippds.ufv.br/producoes/