O podcast é fruto da chamada pública nº 22/2023 “Evidências em Saúde”, focada na Avaliação de Políticas, financiada pelo Departamento de Ciências e Tecnologia (DECIT) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, juntamente com o Complexo Econômico Industrial da Saúde do Ministério da Saúde, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Organizada pela Coordenação Geral de Evidências em Saúde (CGEVI), esta chamada visa realizar o Estudo de Avaliabilidade do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), uma pesquisa que está sendo conduzida por pesquisadores do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Viçosa (IPPDS).
O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) tem como objetivo aprimorar as ações de vigilância em saúde nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, garantindo acesso integral à saúde e melhorando as condições de vida da população. Nesse contexto, o podcast se propõe a divulgar os resultados do estudo de avaliabilidade do PQA-VS, oferecendo aos ouvintes uma compreensão aprofundada das políticas públicas de vigilância em saúde no Brasil. Em cada episódio, pesquisadores, gestores de saúde e especialistas discutem a criação e evolução do PQA-VS, além dos desafios atuais e futuros da vigilância em saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal. Os temas abordados incluem a introdução ao Núcleo de Avaliação em Pesquisa de Saúde (NAPS), a estrutura e funcionamento do PQA-VS, casos de sucesso em gestão, e a importância do diagnóstico adequado em políticas públicas de saúde, com ênfase na metodologia aplicada no PQA-VS para assegurar que o programa atenda às reais necessidades da população.
O podcast está disponível no Spotify, na conta oficial do IPPDS, e é uma iniciativa educativa e científica destinada a todos os interessados em políticas públicas de saúde, especialmente aqueles que acompanham ou participam da vigilância em saúde no Brasil.
Ouça agora: