instituto de políticas públicas e desenvolvimento sustentável

IPPDS

UFV

IPPDS

EDITAIS
CURSOS

Evento reúne Secretária da Agricultura Familiar com representantes da articulação agroecológica da Zona da Mata nesta quarta no IPPDS

O evento “Políticas Públicas para Agricultura Familiar e Agroecologia” aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Oriundo da parceria entre o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) e o Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata-MG, o evento incluiu apresentações, visitas e uma palestra.

Na terça-feira (24), a programação contou com uma visita à Escola Família Agrícola Paulo Freire com a participação de organizações do território abordando os temas do cooperativismo, da educação do campo e a relação com a agroecologia no território.

Na quarta-feira (25), as atividades começaram às 8h00 com a mesa de abertura e as apresentações, presidida por Karla Maria Damiano Teixeira, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV. Na ocasião, foram apresentados os Programas de Pós-Graduação em Agroecologia, Extensão Rural, Economia Doméstica, Agronomia, Ciência da Nutrição, e o curso de graduação em Educação do Campo (Licena).
A programação continuou com a “Apresentação dos Núcleos de Pesquisa e Extensão”, que aconteceu das 9h00 às 9h45. Nesse período, foram destacados os esforços da UFV na pesquisa e extensão relacionados à agricultura familiar e à agroecologia.

Um dos momentos mais esperados do evento ocorreu das 10h00 às 12h00, com a palestra “Políticas Públicas para Agricultura Familiar e Agroecologia.”, que contou com a participação de Patrícia Vasconcelos, Secretária de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

Também estiveram presentes na conversa, Elisabeth Cardoso, Chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MDA e Representante do Polo Agroecológico de Produção Orgânica da Zona da Mata; Renata Gomes, Agricultora Familiar Agroecológica e representante do Polo; e, Marcelo José Braga, Diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da UFV (IPPDS/UFV).

A palestra faz parte da programação de recepção à visita do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que ocorreu nos dias 24 e 25. Além disso, o evento faz parte do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA 2023), proporcionando uma oportunidade de interação e aprendizado para estudantes e pesquisadores.

Confira mais imagens do evento no link

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem