instituto de políticas públicas e desenvolvimento sustentável

IPPDS

UFV

IPPDS

IPPDS

IPPDS

EDITAIS
CURSOS

PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA APLICADA

O Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado) da UFV (PPGEA-UFV) é um dos mais antigos e tradicionais do país. O mestrado teve início em 1961, com o surgimento da Pós-Graduação brasileira nos moldes atuais em que é oferecida, e o Doutorado, em 1972. O Programa se encontra plenamente consolidado e estruturado para formar profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa e assessoria econômica e mantém-se atento às necessidades da sociedade, razão pela qual tem enfatizado o preparo dos estudantes atuarem na realidade brasileira. Está plenamente inserido no contexto da política educacional do país, seguindo as orientações emanadas do Conselho Técnico de Pós-Graduação da UFV, da CAPES e do Ministério da Educação.
Os cursos de Mestrado e Doutorado possuem como área de concentração em Economia Aplicada e fornecem uma formação sólida em Teoria Econômica (Microeconomia e Macroeconomia), Métodos Quantitativos (numéricos e econométricos), Organização Industrial, Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, Estudos de Mercados e Previsão de Preços (mercados físico e futuro) e Economia Agrícola, dos Recursos Naturais e Ambientais.

O Programa tem como objetivo:

Formar recursos humanos aptos a exercerem atividades relacionadas à aplicação de conceitos e técnicas de análise econômica que auxiliem no processo de tomada de decisão e na formulação de medidas de políticas setoriais, comerciais e ambientais.
Realizar trabalhos relacionados aos impactos do meio ambiente na agricultura e na saúde humana, como por exemplo, as consequências das mudanças climáticas em tais setores.

ECONOMIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL

Nesta linha são abordados temas como economia da produção agropecuária; seguro rural; competitividade e coordenação das cadeias agroindustriais; estruturas e desempenho de mercados agroindustriais; derivativos agropecuários; política agrícola; desenvolvimento agrícola e sustentabilidade; economia dos recursos naturais e ambientais; economia da energia e biocombustíveis; economia das mudanças climáticas e climate smart agriculture.

MICROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO

Esta linha de pesquisa abrange questões relativas ao desenvolvimento econômico a partir do estudo das ações e interações de unidades econômicas. A linha inclui estudos sobre capital humano; economia da saúde; economia da educação; mercado de trabalho; pobreza e desigualdade de renda; nutrição e segurança alimentar; avaliação econômico-social de programas, projetos e políticas públicas; consumo e decisão intradomiciliar; microcrédito; economia da criminalidade.

POLÍTICA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO

Esta linha de pesquisa versa sobre o estudo das políticas econômicas e desenvolvimento numa perspectiva macroeconômica. Estão inseridos temas como as políticas fiscal e monetária; políticas setoriais e intervenção governamental; macroeconomia e crescimento econômico; políticas de preços e renda; políticas cambiais e comerciais; coordenação e transmissão de políticas macroeconômicas; política financeira internacional.

Participantes:

ALEXANDRE BRAGANCA COELHO Ver currículo lattes


DENIS ANTONIO DA CUNHAVer currículo lattes


FERNANDA APARECIDA SILVAVer currículo lattes


GRAZIELLA MAGALHAES CANDIDO DE CASTROVer currículo lattes


IAN MICHAEL TROTTERVer currículo lattes


JOAO EUSTAQUIO DE LIMAVer currículo lattes


LORENA VIEIRA COSTAVer currículo lattes


MARCELO JOSE BRAGAVer currículo lattes


MARIA MICHELIANA DA COSTA SILVAVer currículo lattes


MATEUS DE CARVALHO REIS NEVESVer currículo lattes


VIVIANI SILVA LIRIOVer currículo lattes


WILSON DA CRUZ VIEIRA Ver currículo lattes


ERLY CARDOSO TEIXEIRA Ver currículo lattes


JOSÉ EUSTÁQUIO RIBEIRO VIEIRA FILHO Ver currículo lattes


JOSÉ GUSTAVO FÉRESVer currículo lattes


LEONARDO BORNACKI DE MATTOS Ver currículo lattes


LEONARDO CHAVES BORGES CARDOSOVer currículo lattes


FORMA DE INGRESSO

A seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado é realizada, desde 2009, por meio do exame nacional de seleção aos cursos de mestrado em economia, realizado pela ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). Em caso de vagas não preenchidas, o Programa realiza processo seletivo interno. A seleção de candidatos para ingresso no curso de Doutorado é realizada pela Comissão Coordenadora do Programa, através de processo seletivo interno.

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem