instituto de políticas públicas e desenvolvimento sustentável

IPPDS

UFV

IPPDS

IPPDS

IPPDS

EDITAIS
CURSOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

O Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa oferece o Programa de Mestrado em Economia com Área de Concentração em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, que visa formar profissionais capazes de refletir teoricamente sobre questões de desenvolvimento econômico em níveis macro e regional, bem como de identificar restrições microeconômicas e obstáculos institucionais ao desenvolvimento local. Visa adicionalmente capacitar este profissional a ajudar a formular propostas consistentes para superação desses obstáculos.
Criado em 1º de janeiro de 2006, o Programa atingiu o conceito 4 junto a Capes já no seu segundo triênio de avaliação, tendo se consolidado desde então nesse patamar. O curso de mestrado tem 24 meses de duração e oferece 15 vagas anuais. Em termos de estrutura, os alunos têm acesso a vasto material bibliográfico, disponível nas bibliotecas da UFV e do próprio Programa, sala de estudos individual e coletiva, laboratório de informática com computadores e impressora, internet wireless e demais facilidades que propiciam ambiente confortável e adequado para os estudos e pesquisas. No que tange ao auxílio financeiro, o Programa conta com 14 bolsas de mestrado distribuídas para os estudantes conforme o seu desempenho acadêmico.

O Programa tem os seguintes objetivos:

Capacitar os discentes para o exercício de atividades como docência, pesquisa e consultorias, tanto na iniciativa pública quanto na privada, por meio de treinamento nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas.
Qualificar os estudantes teórica e metodologicamente para atuar em atividades de pesquisa, docência e outras compatíveis com o perfil de um mestre em Economia;
Estimular a investigação teórico-científica sobre questões de desenvolvimento e políticas públicas;
Estabelecer a integração dos alunos de mestrado com os de graduação, oferecendo a possibilidade de treinamento profissional aos primeiros e de ampliação do conhecimento para ambos os grupos;
Buscar a interdisciplinaridade da Economia com outras áreas do conhecimento;
Criar e aprofundar relações com categorias profissionais internas e externas à UFV;
Difundir o resultado de pesquisas à comunidade da região por meio de atividades de extensão e ensino.

Modelos Economicos Aplicados

São abordados temas envolvendo aplicações de técnicas estatísticas, matemáticas e computacionais avançadas a diversas situações econômicas, com destaque para análise de sistemas, análise de séries econômicas paramétricas e não-paramétricas e análise de eficiência de regiões, setores econômicos e políticas públicas.

Instituições, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável

Trata de temas relacionados a instituições e desenvolvimento econômico, instituições e políticas públicas e história e dinâmica das instituições brasileiras.

Docentes:

Fabricio de Assis Campos VieiraVer currículo lattes


Francisco Carlos da Cunha CassuceVer currículo lattes


Igor Santos TupyVer currículo lattes


Jader Fernandes CirinoVer currículo lattes


Julio Cesar Araujo da Silva JuniorVer currículo lattes


Luciano Dias de CarvalhoVer currículo lattes


Luciano Ferreira GabrielVer currículo lattes


Adriana Ferreira de FariaVer currículo lattes


Adriano Provezano GomesVer currículo lattes


Cristiana Tristão RodriguesVer currículo lattes


Elaine Aparecida FernandesVer currículo lattes


Elvanio Costa de SouzaVer currículo lattes


Evaldo Henrique da SilvaVer currículo lattes


Evandro Camargos TeixeiraVer currículo lattes


FORMA DE INGRESSO

Admissão para os cursos de Mestrado em Economia com concentração na área Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas é realizada por processo seletivo anual sendo a principal forma de ingresso no Mestrado em Economia ocorre por meio do Exame da ANPEC. Tal ingresso ocorre no primeiro semestre letivo.

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem

CONTATO

Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem